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A classificação Vox-AtyPI

6 nov

A Classificação Vox-AtyPI

A classificação Vox-AtyPI foi criada em 1954, quando o tipógrafo e pesquisador francês Maximilien Vox criou um sistema de classificação tipográfica que dividia os tipos em 9 categorias principais: Humanistas, Garaldes, Transicionais, Didones, Egípcias, Lineares, Cinzeladas, Cursivas e Manuais. Adiante, e em 1967 a AtyPI (Association Typographique Internationale) adotou a classificação.

A classificação Vox-AtiPY é atualmente a mais usada, e abaixo estão as categorias e suas características:

Humanista (Humane)

As fontes Humanistas surgiram entre 1460 e 1470, não foram criadas com base em um estilo gótico, mas em formas leves e abertas dos escritores humanistas italianos da época.

Caractísticas:

  • A barra no “e” minúsculo inclinada;
  •  A altura do tipo é relativamente baixa;
  •  As larguras dos braços da fonte quase não variam, sua espessura se mantém mediana;
  •  É bastante utilizada com cores escuras.

E aqui estão alguns exemplos de tipos Humanistas: Jenson, Kennerly, Centaur, Stempel Schneidler, Verona, Lutetia, Jersey, Lynton.

Garaldes

Garalde em francês (por Garamond) aparecem no final do século XVI na França, a partir das gravuras de Grifo para Aldo Manuzio.

Características:

  • As serifas agudas;
  • Seu traço apresenta um mediano contraste entre finos e grossos;
  • O eixo da fonte é vertical, mas não totalmente racional, ou seja, em 90° graus;
  • E a mais marcante, o “e” tem sua barra totalmente reta.

Entre elas destacam as fontes Garamond, Caslon, Century Oldstyle, Goudy, Times New Roman e Palatino.

Reais (Réale)

A estética desse grupo se caracteriza com a escrita Roman du Roi, desenvolvida na França em 1692, que foi construída em uma malha geométrica, mostrando assim os ideais racionalistas e realistas do enciclopedismo na França.

Características:

  • Ênfase no eixo vertical do tipo;
  • Maior contraste entre traços finos e grossos.
  • São serifadas.

Exemplos do tipo Real: Baskerville, Perpetua e Times New Roman.

 

Didones

Originado dos sobrenomes de Firmin Didot e Giambattista Bodoni, famosos pelas letras parecidas. O tipo criado no final do século XVIII mostra muito sobre a época em que foi criada, com impérios e a Restauração Francesa posteriormente. Usavam esses tipos em documentos oficiais, dando uma sensação autoritária nos seus traços incisivos e contrastantes, o que requer um uso de claros e escuros na página.

As características mais marcantes do tipo são:

  • Contraste em branco e preto utilizado ao extremo;
  • A redução da abertura interna da fonte;
  • Seu eixo é precisamente reto.

Alguns exemplo de Didones : Bodoni, Didot,Wallbaum.

 

 

Incisas (Incise)

As incisas são de tradição romana da antiguidade.

Características:

  • Pouco contraste em sua espessura, com um traço pontiagudo e fino.
  •  Não apresenta serifas, mas seus pés são afunilados, dando impressão de uma linha imaginária na leitura.
  • Sua forma larga e seus traços finos as tornam muito legíveis a qualquer corpo, embora seja difícil a digitalização.

Exemplos: Alinea e Baltra.

 

Lineares (Linéale)

Surgiram no início do século XX, apoiando a ideia da simplicidade e do funcionalismo, banindo todos os tipos de adereços possíveis. Esta vertente suavizada buscou inspiração de formatos geométricos, como o quadrado e circulo. Artistas da época como De Stjil contribuíram com essa formação, mas Futura foi a primeira fonte linear de grande sucesso, produzida por Paul Renner.

  • Não possuem serifas;
  • Não apresentam variações na expessura.

Exemplos de Lineares: Century Gothic, Helvetica, Segoi UI Light.

 

 Mecânica (Mécane)

Surgiram durante a revolução industrial, pois surgiram muitos novos produtos e houve a necessidade de diferenciar esses produtos para chamar a atenção, assim aconteceu com novos jornais da época. As empresas distorciam as fontes originais com intuito de formar uma nova, e assim nasceram as mecânicas(ou egípcias).

Características:

  • As serifas são o grande marco das mecânicas, que deixou de ser acabamento caligráfico e virou ponto de atenção dos tipos;
  • Quase não apresenta contraste na espessura do traço;
  • E a altura é elevada.

Exemplos de mecânicas: Clarendon, Rockwell e Luballing.

 

Cursivas (Scripte)

Surgem juntamente ao Renascentismo. Este tipo costuma mostrar escritas manuais informais, sem muita padronização. Destacaram-se nas décadas de 50 e 60, e hoje em dia parece estar voltando a uso.

Exemplos do tipo: Brush, Kauffman, Balloon, Mistral, Chalk Line e Freestyle Script.

 

Caligráficas (Manuaire)

Surgem a partir de influências de formas rústicas, romanas, inglesas, e com o tempo a escrita caligráfica se tornou cada vez mais decorativa. Hoje em dia é utilizada em convites de cerimônias e eventos.

Características:

  • Geralmente as caligráficas são aquelas fontes desenhadas e  não são geralmente padronizadas;
  • O uso de serifa é presente;
  • Seu traçado não varia muito a espessura, somente em alguns casos.

Exemplos de fontes caligráficas: American Uncial, Commercial Script, Cancelleresca Seript, Bible Seript Flourishes.

 

Góticas (Fractura)

As góticas surgiram com o movimento gótico, no século XII, onde primeiramente apareceu na arquitetura religiosa. As formas grossas e acentuadas eram o que diferenciou o tipo, mas isso implica na constituição da página, pois as letras não formam certa conexão, tornando o texto ilegível.

Exemplos deste tipo são Fraktur, Old English, Koch Fraktur, Wedding Text, Forte Grotisch.

Bibliografia:

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