Nota

Tipografia Digital

7 nov

Tipografia Digital.

A aplicação da informática à impressão, ao design gráfico e ao webdesign, transformou o mundo da tipografia. As aplicações informáticas que são relacionada ao design gráfico e editorial também, tornou possível a criação de novas fontes.

Mas foi necessário refazer muitas das fontes que já existentes para ter uma melhor visualização e leitura da tela, ajustando a rede de pixels da tela do monitor.

O tipo digital dá acesso a desenhar melhor e com maior firmeza do que o tipo metálico, onde a maioria das famílias tipográficas existentes no mercado são adaptadas ao trabalho feito em computador.

Um outro avanço importante na tipografia digital veio da companhia da Apple, que lançou o sistema de fontes TrueType.

Existem infinidade de fontes disponíveis em todo tipo de suportes (disquete, CD, DVD, páginas web, etc.), assim como aquelas não padronizadas criadas por autores pontuais, todas elas podem serem facilmente instaladas em qualquer máquina.

Mais o ruim desse desconhecimento é de que não podemos saber se as fontes que estamos usando em tela estarão disponíveis para visualização dos leitores, por esse motivo é sempre bom usarmos fontes padrão ou verificar a compatibilidade das fontes que foram usadas com os meios de impressão necessários.

Uma exceção a esta regra é o caso de que os textos sejam salvos como arquivo gráfico (formatos TIFF, GIF, JPG, PNG, SVG, SWF, etc.), já que neste caso a impressora ou monitor interpretarão o texto de forma adequada, embora geralmente com pior qualidade.

Bibliografia:

Produzido por:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: