Nota

Tipógrafos Brasileiros

7 nov

Tipógrafos Brasileiros

Na América latina o Brasil se destaca nas áreas do design gráfico e da tipografia. Com uma abordagem muito elegante e criativa, a produção gráfica vai buscar as suas raízes na tradição europeia e no imaginário popular.

Abaixo mostraremos alguns tipógrafos brasileiros, representando o nosso país no mundo da tipografia :

Claudio Rocha

Designer, tipógrafo, editor e representante do Brasil na ATypI (Associação Tipográfica Internacional).
É um especialista em tipografia. Não um especialista tecnicista, mas sim sensível com os diversos gêneros do conhecimento criativo e técnico.

 

Conhece a história e técnicas tipográficas, é um excelente designer e grande conhecedor de tipos, suas fontes estão disponíveis em mercado internacional.

Tony de Marco

Tipógrafo, fotógrafo, ilustrador e visual jockey, desenvolve design tipográfico digital desde 1989 e criou mais de 50 tipos. Em 2003 sua fonte Samba foi premiada no International Type Design Contest da Linotype.

As editoras Moderna, Saraiva, Ática e FTD são seus clientes na área de fontes caligráficas e dingbats. Dirigiu o clip “Chapa o Coco” ganhador do VMB 2002 da MTV na categoria Rap.
Desde 2001 atua na intervenção urbana através de experiências com stickers, pichação, LEDs e materiais alternativos.
Produziu a revista Tupigrafia, publicada pela Editora Bookmakers, junto com Cláudio Rocha.

Fábio Lopez

É mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de fontes, e possui projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais. Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas.

 

 

 

 

 

 

Tem um curso de tipografia chamado ‘Typofreaks’ e dá aula de design gráfico na PUC-Rio. Além de fotografar, administra um blog sobre design gráfico holandês.

Luciano Cardinalli

Designer, tipógrafo e artista plástico brasileiro, formado pela FAAP-SP.
Luciano Cardinalli é sócio da Consolo & Cardinalli Design. É professor na Miami Advertising School/ESMP desde 2002 e co-diretor da revista da ADG. Trabalha como designer desde 1981 e começou criar fontes em 1993. Suas fontes mais conhecidas são Akhnaton, Reich, Kashemira, Paulisthania e Thanis.

Luciano Cardinalli também participa dos principais workshops de tipografia realizados no Brasil. É professor de tipografia e designer desde 2002.

Ricardo Esteves

Pesquisador e designer gráfico desde 2005, focado no design de fontes digitais. Trabalha e mora no Rio de Janeiro, onde coordena a “Outras Fontes”, projeto onde foram desenvolvidas fontes premiadas, como Jana Thork e Maryan. Também leciona design na Escola Superior de Desenho Industrial.

Yomar Augusto

Nasceu em Brasilia, cresceu no Rio de Janeiro, mas hoje vive em Rotterdam, na Holanda. Começou trabalhando como designer gráfico, depois estudou fotografia na School of Visual Arts em New York, Estados Unidos, e fez mestrado em Design de Tipos na Royal Academy of Arts em Haque, na Holanda. Começou um projeto no Rio em 2004 e 2005.

 

Ganhou reconhecimento em 2010 quando produziu a campanha da Adidas na Copa do Mundo da FIFA em 2010, onde a fonte Unity estampou a bola Jabulani e também uniformes de seleções como Alemanha e Espanha. Ensina tipografia para publicidade e ministra workshops de caligrafia e book art no mundo todo.

Bibliografia:

Produzido por:

border

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: